O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. Para calcular, divide-se o peso (em kg) pela altura elevada ao quadrado (em metros). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,6 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa. Dessa forma, é possível classificar o grau de obesidade do paciente em:
- Obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg/m2);
- Obesidade moderada (classe 2 – IMC 35 a 39,9 kg/m2);
- Obesidade grave ou mórbida (classe 3 – IMC ≥ 40 kg/m2).
Essa classificação é importante na escolha do tipo de tratamento, seja clínico ou cirúrgico. No entanto, o IMC é apenas um dos fatores a considerar; em alguns casos, uma avaliação médica detalhada é importante para entender melhor a distribuição de gordura corporal e possíveis impactos na saúde. Exames adicionais e avaliação de cintura abdominal, por exemplo, ajudam a ter uma visão mais completa da condição física.
A avaliação profissional é fundamental para entender melhor a condição de cada paciente e definir o tratamento adequado. Conte com a expertise do Dr. Fernando Zacarias para uma avaliação completa e um plano personalizado de saúde e bem-estar. Clique aqui e agende sua consulta.