Sabemos que todo dia é sempre um bom momento para enaltecer e empoderar o papel da mulher na sociedade. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), “70% dos pacientes que realizam cirurgia bariátrica no Brasil são mulheres” e ainda complementa que a faixa de idade com mais operações é entre 35 e 50 anos.
A pesquisa associa o resultado às questões culturais, em que as mulheres, tendem a se importar mais com padrões estéticos e com a perda da qualidade de vida relacionada ao aumento de peso, em comparação com homens. Mulheres também costumam ir com mais frequência às consultas médicas preventivas, o que favorece a detecção precoce de doenças, incluindo a obesidade. Já no caso dos homens, além da obesidade ser mais “tolerável”, eles tendem a procurar o tratamento quando o quadro está mais grave.
Obesidade
Obesidade é uma condição de saúde que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, resultando em impactos negativos para a qualidade de vida e para a saúde como um todo. Esse acúmulo pode ser medido e classificado, considerando-se o Índice de Massa Corporal (IMC) e outros fatores.
A obesidade não é apenas uma questão estética, ela é uma doença crônica e multifatorial, que envolve aspectos metabólicos, hormonais, genéticos e ambientais (fatores externos), e que pode predispor o organismo a diversas complicações graves. Por isso, compreender a obesidade e saber como agir para preveni-la e tratá-la é essencial para uma vida saudável.